domingo, 21 de novembro de 2010

Leitura e Escrita Digital

   A palavra escrita, primeiramente, aparece em diferentes meios, como os jornais, livros, revistas, enfim, toda a mídia impressa. Mas não podemos nos esquecer que, atualmente, ela também está relacionada com a facilidade do uso da internet que exige uma comunicação rápida fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais.
   A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Utilizando as facilidades que a web proporciona, é possível criar textos e "conectá-los" através de links de uma forma tão rápida, que isso acabou se tornando a característica fundamental de um texto publicado na rede. Não somente podemos `linkar" página à outra, mas também podemos estabelecer conexões entre os mais diversos tipos de conteúdo audiovisuais.
  Toda essa flexibilidade trouxe novas possibilidades. Você pode cortar, copiar, apagar, editar, mover, enfim, tudo que antes era muito limitado no papel, se transformou em brincadeira de criança. Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário