segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Avaliação do Curso

   O sistema operacional Linux, a princípio me assustou um pouco, mas a competência das professoas Neusa e Meiri, fui me adaptando à ele. A articulação dos saberes exige de nós professores uma nova postura, o comprometimento e o desejo pela busca, pelo aprender a aprender e pelo desenvolvimento de competências. No entanto, não podemos esquecer que o professor foi preparado para ensinar com base no paradigma da sociedade industrial, em que os princípios educacionais eram pautados na reprodução e na segmentação do conhecimento. Portanto, não basta que o professor tenha apenas acesso às propostas e às concepções educacionais inovadoras condizentes com as sociedades do conhecimento e da tecnologia. É preciso oportunizar a esse profissional a reconstrução de sua prática pedagógica, voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia.
 O desafio é dar uma nova vida ao currículo da escola. Para isso, a formação do professor tanto para aqueles que estão se preparando nos cursos superiores é imprescíndivel.
 Que venham as 100 horas em 2011, por favor, mais no início do ano.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tecnologias na Educação

Objetivo Geral:

  Buscar estratégias diciplinares para inserir as tecnologias no âmbito escolar, através de atividades interdiciplinares, envolvendo todos os educadores.

Objetivo Específico:

 Compreender a diversidade na formação de uma nação como elemento positivo.
 Compreender que toda pessoa é única, diferente e especial no seu grupo social,
relacionando essa idéia de inclusão na diversidade.
 Estabelecer diferenças e semelhanças entre pessoas do mesmo grupo social e de grupos diferentes.
 Refletir sobre direitos e deveres de cada pessoa no seu grupo social e sobre a sua responsabilidade para uma boa convivência.
 Entender as relações entre: igualdade, diferença, liberdade, respeito, cidadania, responsabilidade social na construção da identidade pessoal e social.

Justificativa:

   Quando se fala em educação não se pode mais pensar no aluno como aquele que aprende por meros exercícios de repetição e com os mesmos métodos utilizados ao longo dos tempos.É necessário que se apresente novos desafios que venham instigar a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico.
   Com este projeto, pretende-se incentivar os educandos e educadores a enxergar os novos conceitos de educação através da utilização das tecnologias.
Somando tecnologias e conteúdos nascem muitas oportunidades de ensino e aprendizagem.
                                                       
                                                     Fundamentação teórica

  Atualmente as mudanças ocorrem com tanta rapidez que muitos fatos considerados sólidos, transformaram-se em mutáveis. Definições rígidas passam a ser moldáveis, regras e tabus são quebrados com frequência.
  Neste sentido dominar a tecnologia significa estar disposto a entrar neste mundo de mudanças e transformações. Assim, é inadmisível que a escola como ambiente onde o aprendizado e o conhecimento devem acontecer, fique de fora todo esse processo tecnológico.
  Segundo Bergier e Pawels, " Se quisermos ser contemporâneos do futuro, teremos que usar a tecnologia com ciência, consciência e criatividade, caso contrário, seremos antepassados de nós mesmos, repassadores de uma estrutura sem vida numa escola morta, voltada para a ciência do passado.
  O computador aparece Então como grande instrumento facilitador da entrada da tecnologia nas escolas. Então, tudo parece resolvido, porém, aí aparecem as dificuldades. A maior delas seja talvez, a resistência dos profissionais da educação em inserirem a tecnologia à sua prática diária. Os educadores precisam compreender que quando utilizada de maneira adequada a tecnologia, só vem auxiliar em sua prática docente. É preciso banir o medo do novo, do desconhecido, e exergar o computador, poe exemplo, como apenas mais um desafio a ser vencido.
  Como diz Kalinke, p.14, 2004, "O profissional do magistério do próximo século precisa estar completamnte envolvido neste"boom" tecnológico e preparado para enfrentar as transformações que se vislumbram".
  A internet propriamente dita, pode ser utilizada em sala de aula, como grande fonte de pesquisa e informações. Com a sua utilização também, pode-se melhorar a comunicação entre pais e escola, aluno e professor e entre professor e escola. É possível disponibilizar conteúdos, notas, lembretes e tudo mais que se referir á escola de maneira prática e rápida.
  Além disso, podemos pensar sobre a diminuição dos papéis, o que contribui muito, para o meio ambiente, e que pode facilitar ainda mais a vida do professor na hora de fechar suas médias em uma planilha por exemplo.
  O avanço tecnológico pode, contudo, trazer alguns problemas atualizados, como por exemplo antigamente, existiam alfabetizados e não-alfabetizados, hoje os grupos são diferentes , ou seja, aqueles que acompanham o avanço tecnológico e aqueles estagnados.
Neste sentido, é necessário que os educadores, que são aqueles que conduzem os alunos ao futuro, não tenham a mente estagnada, fechada para o novo, e se disbonibilizem a entrar em contato com o novo para assim também, levar novas possibilidades aos seus educandos.
  Sabemos que grande parte dos proficionais do magistério estão muito enraizados com seu passado, até mesmo quando usam expressões do tipo: " no meu tempo não era assim", o que mostra uma grande resistência à mudança, o fato é que estamos num período de mudanças e temos que nos adaptar, ou seremos esmagados pelas novidades, e além de ficarmos para trás, deixaremos também que passem nossos alunos pra trás. Os profissionais de hoje precisam parar de pensam que hoje a graduação é a única e total fonte de conhecimento de suas vidas, e que a atualização para por ali mesmo. Durante muito tempo, a educação desvinculou-se de seu verdadeiro papel, pios, era exercida de modo opressor e até desrespeitoso, para com os educandos. Os conteúdos vindos de livros tão distantes quanto os assuntos tratados. O tempo foi passando, as épocas são outras, e a educação não encontrou seu "verdadeiro caminho". Os jovens educadores, vão chegando ao magistério, refletos de sonhos, de novas idéias, e se deparam com um ambiente ainda coberto com requícios de um passado que nem parece tão distante assim.

Material necessário: Computador com Internet, Máquina Fotográfica, Cartazes, Filmadora, Livros de Literatura.



Tempo Estimado: cinco aulas.

Desenvolvimento:
Peça que a classe selecione livros de literatura na biblioteca da escola.Literatura indicada:Chuva de Manga-James Rumford; Menina Bonita do Laço de Fita-Ana Maria Machado; As Tranças de Bintou-Syviane A.Diouf. 

O principal foco desses textos é o contato com o universo cultural das tradições africanas, tão próximas como parte da nossa ancestralidade e, ao mesmo tempo, tão desconhecida para nós brasileiros.
As tranças, como elemento da cultura de países da África, marcam a passagem da infância para a adolescência e a vida adulta. Para Bintou as tranças têm o significado da entrada no universo feminino de seu lugar. É elemento de sua identidade de mulher africana.
Conversar com a turma e pesquisar na internet sobre a importância e a influência de culturas africanas na cultura brasileira e mundial: nas ciências, técnicas agrícolas, nas artes, na linguagem, culinária.África com lugar onde surge o homem, berço de toda a humanidade.
Tratar diferentes elemento culturais descentralizar o olhar das crianças da cultura europeia e apresentar  valores que não podem ser "medidos" com o padrão europeu porque são diferentes, nem melhores, nem piores, apenas diferentes, construídos a partir de outra ótica, de outros processos de significação do mundo, de construção de sentido.
Dar oportunidade de troca de opiniões entre as crianças. Explorar os diferentes costumes de se vestir e arrumar os cabelos, sobre a subjetividade das preferências e do belo. Estimular a reflexão acerca do papel dos idosos no nosso dia a dia e o valor que eles têm em outras culturas- asiáticas e africanas, por exemplo. Discutir as atitudes que nossa sociedade adota para com nossos idosos e a importância de termos respeito e consideração pela sabedoria construída no tempo.





Avaliação:
  
Nos debates durante a leitura, nas produções de texto e nos processos de revisão, verifique se cada aluno compreendeu os conceitos de diversidade cultural, isolamento/convivência, egoísmo/solidariedade, liberdade/escravidão, direitos/deveres.


domingo, 21 de novembro de 2010

Leitura e Escrita Digital

   A palavra escrita, primeiramente, aparece em diferentes meios, como os jornais, livros, revistas, enfim, toda a mídia impressa. Mas não podemos nos esquecer que, atualmente, ela também está relacionada com a facilidade do uso da internet que exige uma comunicação rápida fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais.
   A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Utilizando as facilidades que a web proporciona, é possível criar textos e "conectá-los" através de links de uma forma tão rápida, que isso acabou se tornando a característica fundamental de um texto publicado na rede. Não somente podemos `linkar" página à outra, mas também podemos estabelecer conexões entre os mais diversos tipos de conteúdo audiovisuais.
  Toda essa flexibilidade trouxe novas possibilidades. Você pode cortar, copiar, apagar, editar, mover, enfim, tudo que antes era muito limitado no papel, se transformou em brincadeira de criança. Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Conceito de Tecnologias

As novas tecnologias tornaram o acesso à informação possível para todas as pessoas. Assim, basta que se tenha interesse sobre um determinado assunto para ter acesso à ele. Agora, à pacientes que antes de se consultar com o médico, já pesquisaram na internet, para tentar descobrir um pouco de sua doença, simplesmente digitando na guia os seus sintomas.
Basta querer pesquisar e ali está. Como as pessoas podem ler e divulgar informações, devemos ler com senso crítico, uma vez que podem ser confiáveis ou não.
Ainda não se sabe se a internet melhora ou não as relações sociais. Embora ela permita que as pessoas conversem sem fronteiras a longa distância, ela faz com que o usuário fique preso à tela do computador, isolando-o do mundo real. Como toda essa realidade é bastante nova, o tempo talvez traga a resposta para essa questão.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Curso Eproinfo

Olá...Sou Eliassi, estou fazendo o curso: Introdução à Educação Digital de 40 horas, oferecido pelo MEC e realizado pelas professoras Neusa e Meiri do NTE de Ibirama.